Doce de Gila

O doce de gila (ou chila?) tem vários truques que não podem ser descurados.
Já vi  receitas deste doce em vários blogues, e o modo de o fazer é praticamente igual. Dá um bocadinho de trabalho mas vale a pena. Então é esta a  receita:

Ingredientes:

1 abóbora gila (depois de cozida pesava 800g)
700g de açucar
2 paus de canela
2 dl de àgua
2 cascas de limão

Preparação:

Começamos por atirar com a abóbora ao chão (é "proibido" cortar o abóbora de faca pois altera o sabor da gila) de modo a quebrá-la em pedaços. De seguida  temos de retirar todos os filamentos amarelos e as pevides. Lava-se a abóbora em várias àguas até deixar de fazer espuma. Deixa-se ficar de molho de um dia para o outro. Leva-se a gila a cozer em àgua e sal cerca de 30 minutos, ou até ver a casca a começar a soltar-se. Deixa-se arrefecer um pouco e desfia-se a gila em fios. Lava-se muito bem, escorre-se e pesa-se.
Leva-se ao lume a àgua com o açucar, a canela e o limão até fazer ponto de pérola. Depois da gila bem escorrida, junta-se à calda de açucar e deixa-se ferver mais ou menos 40 minutos, ou até ao passar a colher de pau no fundo do tacho se formar uma estrada. Depois de pronto coloca-se ainda quente em frascos esterilizados e bem fechados. Colocam-se os frascos de cabeça para baixo até arrefecer o doce, de modo a ganhar vácuo. Assim o doce dura muito mais tempo sem se estragar.
E Bom Apetite!

2 comentários

  1. Parabéns pelo blogue que já fico a seguir

    beijinhos e aproveito para te desejar um FELIZ E SANTO NATAL!!

    ResponderEliminar
  2. Passei a conhecer o blog, parabéns pelo bom gosto.
    Um beijinho e boas festas.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita,

Voltem sempre!

Imprimir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...